O veneno branco de todos os dias nos dai hoje!
- Jordan Matos
- 6 de out. de 2015
- 3 min de leitura

Vocês já devem saber do que estou falando né? Perguntando que não é possível ficar sem! É isso mesmo estamos falando da famosa farinha branca, do pãozinho de todas as manhãs!
Pois é... Ela a farinha branca que você encontra praticamente em todas as suas refeições no dia é sim uma GRANDE VILÃ da sua rotina e se você quiser emagrecer então, “Corre Bino é cilada”.
As farinhas são produzidas através do esmagamento dos grãos de cereais, transformando-os em pó fino. Este pó forma a base não apenas de pães e bolos, mas de uma enorme variedade de alimentos processados, entre eles os cereais, biscoitos, a massa de pizza e por ai vai a lista que não para de crescer.
A Ameaça Branca
A farinha, em oposição aos grãos de cereal, é fácil de consumir em excesso pois a maioria dos alimentos à base de farinha exigem pouca mastigação e engolem-se rapidamente. "É muito mais fácil consumir qualquer alimento onde o trabalho de mastigação ou digestão já vem praticamente feito até nós e isso pode ocasionar alguns problemas como excesso de açúcar no sangue.
A Farinha tem digestão muito rápida e isso provoca uma subida de açúcar no sangue aumentando os níveis de insulina. O resultado? Não só estará com fome duas horas depois , como também está a preparar o caminho para a resistência à insulina e diabets.
Não, não estou dizendo que é para ficar sem comer a farinha ou o carboidrato isso não pode acontecer! É muito prejudicial e tem pessoas que tem a falsa ilusão de que tirando temporariamente vai resolver o problema de peso mas vai além disso.
O trigo atual contém uma forma modificada da gliadina, uma proteína encontrada no glúten de trigo. A gliadina desencadeia um efeito de bem-estar no cérebro transformando-se numa substância que atravessa a barreira hemato-encefálica e ligando-se aos recetores de opiáceos do cérebro. “A gliadina é um composto ativo que aumenta muito os desejos das pessoas”. Devido aos efeitos estimulantes de desejo da gliadina, as pessoas, quando comem alimentos com trigo, consomem cerca de 400 calorias a mais por dia em média. Seja lá como você começou seu dia, talvez a chance de você continuar a comer algo feito com faria é maior.
E o Glúten nessa história toda?
O trigo é um dos maiores responsáveis por alergias e intolerâncias alimentares. Embora o motivo exato não seja claro, muitos especialistas apontam como grande responsável o excesso de glúten existente nas atuais variedades de trigo. Um tipo de proteína encontrada em muitos cereais, incluindo o trigo, forma bolhas de ar, criando uma textura suave. Porque a suavidade é considerada desejável, atualmente o trigo é produzido de forma a ter mais glúten do que nunca.
Como consumir:
Não é necessário eliminar completamente da dieta os alimentos preparados com farinha branca, mas é essencial limitar a ingestão e substituir, sempre que possível, pela forma integral, que é muito mais saudável. A atenção deve ser redobrada para diabéticos – devido ao aumento da glicemia – e os celíacos – por conter glúten na farinha branca. Pessoas com elevação nos níveis de triglicérides e colesterol também devem moderar.
Finalizando, tem que ter muito cuidado, mesmo uma farinha inofensiva e aparentemente saudável pode não ser assim tão boa quanto você pensa!
Então CORRA DA FARINHA rsrsrs brincadeira, mas é quase isso.